A história que os moinhos têm para contar - Oliveira de Azeméis

O Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis pretende ser um «museu vivo» das estruturas da confecção do pão e de moagem de cereais, uma actividade com mais de 200 anos de existência.
Além de um lugar agradável e de apetência turística, o parque assume-se como um espaço didáctico e de conhecimento para as crianças e jovens das escolas e tem sido alvo de visitas de pessoas de todo o país.
O espaço é constituído por 11 moinhos de água, a maioria recuperados pela autarquia ao abrigo de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio, e os restantes por promotores privados.
Um dos principais núcleos procura recriar todo o percurso associado às actividades da secagem, moagem de cereais e ao fabrico do pão podendo os visitantes assistir, ao vivo, à moagem dos cereais e às padeiras a confeccionarem o tradicional pão de Ul.
A nível museológico há ainda espaço para conhecer as alfaias associadas a este tipo de artes e uma zona multimédia. Um outro núcleo está direccionado para a indústria do descasque de arroz que foi a evolução do declínio da primitiva moagem de cereais.
Um terceiro núcleo, localizado na freguesia de Travanca, aproveita a frente ribeirinha para o desenvolvimento de acções de educação ambiental e de actividades lúdicas e de lazer.
O objectivo do parque molinológico é entrar nos circuitos da oferta turística da região numa perspectiva de promoção do município de Oliveira de Azeméis enquanto destino turístico ligado à fruição dos recursos patrimoniais, históricos e paisagísticos.
Mais informação no site http://www.moinhosdeazemeis.com .
A ECOMOBILE – Aluguer de Automóveis sugere que alugue uma das nossas viaturas e vá ver como funcionam os fantásticos moinhos, todo o processo da moagem dos cereais e a confecção do muito apreciado pão de Ul.
Para mais informações e esclarecimentos, contacte os Deptºs. Comerciais da Ecomobile - Aluguer de Automóveis através dos e-mails geral@ecomobile.pt | filipemarques@ecomobile.pt | espinho@ecomobile.pt | carinacorreia@ecomobile.pt | feira@ecomobile.pt | susanasousa@ecomobile.pt | empresas@ecomobile.pt, através dos nºs. de telefone (+351) 256 818 155/7 (São João da Madeira) | (+351) 256 100 261/2 (Santa Maria da Feira) ou (+351) 220 995 945 (Espinho), ou ainda, através dos nºs. de telemóvel (+351) 918 218 410 | (+351) 919 386 214 | (+351) 915 062 600 ou (+351) 916 514 777.


